Desenhos para desenhar Kawaii

Desenhos para desenhar Kawaii

Você já ouviu falar em kawaii? É um tipo de desenho que se tornou muito famoso no Japão entre os adolescentes, lá na década de 1970. Neste artigo vamos falar sobre os desenhos para desenhar kawaii. Tem sua raízes na China, lá é usado o conceito kanji para designar os mesmos adjetivos.

O termo em japonês não tem nenhuma tradução literal, mas pode ser considerado como fofo, adorável, amável, entree outros adjetivos. Esse estilo é muito utilizado pelos orientais, visto que a qualidade estética é muito valorizada entre a sociedade japonesa.

O termo é utilizado para caracterizar objetos, roupas, pessoas e mulheres atraentes. Os homens em geral são descritos como Kakko-ii, cuja expressão quer dizer “boa aparência”, ou cool… Kawaii também é utilizado para designar personagens de animes e mangás.

O que muitas pessoas não sabem é que o termo també, pode se referir às pessoas que apresentam um comportamento meio infantil, ou são muito tímidas. Pode ser associado à maneira de alguém se vestir, como roupas e acessórios, cores vivas e tons de rosa.

Inicialmente o termo foi usado para descrever um estilo de escrita usado por adolescentes. O estilo era chamado de burikko-ji e parece com escrita de criança.

Em geral junto às letras, eram utilizadas figuras arredondadas com rostos felizes, mais conhecidos atualmente como emijos-emoticons. Durante os anos 80 quase 50% de crianças entre 12 e 18 anos utilizavam a caligrafia burikko-ji.

Tal fenômeno começou a ser tendência em anúncios, banners e revistas. A escrita esses veículos passaram a se assemelhar cada vez mais com o estilo infantil. Já nos anos 80 o conceito começou a ser explorado por empresas que perceberam o lucro que poderiam tirar em cima disso.

Uma das organizações mais antenadas ao kawaii é a Sanrio com personagens da Hello Kitty, Keroppi, Pochacco, Kiiki & lala, Pokémon, Snoop, Marie, entre outros.

desenhos para desenhar kawaii pirulito

Desenhos para desenhar kawaii e popularidade no Japão

Já entendemos a história de origem do kawaii, mas você sabe porque o mesmo é tão popular nos países orientais? Muitos estudiosos acreditam que o conceito surgiu como um movimento social. A cultura tradicional japonesa impõe que os jovens ao terminarem seus estudos, sejam responsáveis e se tornem adultos, criando família e ganhando dinheiro. Por esse motivo, muitos deles se preocupam em escapar dessa pressão. O kawaii é uma dessas formas. Eles acabam negando a vida adulta e se sentem mais confortáveis.

Algumas pessoas acham que o kawaii surgiu a partir da vontade de ser amado. Essa infantilidade causa uma certa empatia e uma conexão emocional por meio dos desenhos. Dessa maneira, as pessoas passam a se aceitar mais expressando seus sentimentos e desejos por meio das ilustrações

Só para você ter uma ideia do impacto veja esses exemplos:

Yu Pack , uma caixa de correio tem como representante um mascote japonês. Nas agências é possível comprar selos estampados com personagens kawaii.

O banco Asahi usou o personagem Miffy em livros infantis e caixas eletrônicos

Todos os 47 estados do Japão são representados por mascotes fofinhos

É muito comun encontrar postos policiais com mascotes

As unhas artísticas japonesas também são consideradas kawaii devido aos acessórios e desenhos

Nas estradas do Japão é possível ver vários caminhões com estampas da Hello kitty, entre outros personagens

A maioria dos japoneses amam enfeitar os celulares com capinhas, pingentes e adesivos com temas de kawaiis

É comum também encontrar vários carros lotados de pelúcia, placas decoradas e carroceria estampada

Por todos os lados do Japão vemos algo relacionado ao kawaii. A sociedade japonesa costuma ter muitos mascotes que podem ser objetos ou animais com traços fofos.

Nós do ocidente também amamos os desenhos para desenhar kawaii. Eles fazem muito sucesso no Tumblr e em outras redes sociais como o Facebook. Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado no site desenhos para desenhar!

 

 

 

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *